Agência Jovem de Notícias Internacional contará com 100 pessoas na Cúpula dos Povos e na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
06/06/2012 18h42min  |  Da Redação
 
| Outros


Adolescentes e jovens de 11 Estados brasileiros, do Distrito Federal e de mais 18 países da América Latina, Europa, África e América do Norte se preparam para integrar agência de notícias presente na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e a Cúpula dos Povos por Justiça Social e ambiental, que acontecem na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 15 e 23/6.

No total, 100 adolescentes e jovens com idades entre 15 e 30 anos, acompanhados por uma equipe de educadores, vão compor o time da Agência Jovens de Notícia Internacional, liderada pela ONG Viração Educomunicação, pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras (RENAJOC) e pela campanha Rio+Você. A iniciativa conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Província Autônoma de Trento (Itália) e será desenvolvida em parceria com diversas organizações brasileiras e da América Latina, como a BemTV e Catavento Comunicação e Educação, e as argentinas Fundación Tierravida e Ecomania.

Alguns participantes já desembarcam no Rio na próxima semana para a Youth Blast, encontro preparatório de jovens para a Rio+20 organizado pelo Major Group de Crianças e Jovens da Organização das Nações Unidas (ONU). No dia 11/6, o grupo fica completo e no dia seguinte começam suas atividades de formação e preparação para a cobertura educomunicativa e colaborativa de um dos maiores eventos da história da ONU.

Os adolescentes e jovens serão divididos em equipes de texto, foto, vídeo, áudio, jornal mural e fanzine. Com o apoio do Laboratório de Ativismo um grupo de jovens ainda vai criar ações ativistas para incorporarem a cobertura. Todo o material produzido será veiculado no site da Agência Jovem de Notícias e no site da campanha Rio+Você, bem como nas páginas e redes sociais das organizações parceiras dessa iniciativa.

Um dos participantes da Agência Jovem de Notícias Internacional na Rio+20 é Reynaldo de Azevedo, de 16 anos, morador de Lavras, interior de Minas Gerais. Ele entende que fazer a cobertura colaborativa desse grande evento é uma maneira de promover espaços de reflexão, debates e trocas de experiências sobre sustentabilidade e a participação da juventude na construção de melhores lugares parta se viver.

Já Maria do Socorro da Costa, de 29 anos, moradora de São Luís, no Maranhão, a cobertura feita por adolescentes e jovens ajuda a colocar o jovem na pauta das discussões, uma vez que eles se sentem pouco representados nas coberturas feitas pela grande mídia. “Nesse modelo de cobertura produzimos informações de qualidade para os jovens e também troca de conhecimentos”, diz. O mexicano Eduardo Salinas, de 25 anos, concorda com Maria do Socorro e completa: “Participar da Agência Jovem de Notícias é uma importante oportunidade para levar a outros jovens de todo o mundo os acordos e as negociações a que se chegarão a Rio +20, a partir do nosso ponto de vista".

Todos esses jovens já têm histórico em organizações e projetos de educomunicação e comunicação comunitária para adolescentes e jovens. Desde o ano passado a maioria deles já desenvolve produtos de comunicação com temáticas ambientais. Tudo para se preparar para a Rio+20 e mobilizar ainda mais adolescentes e jovens a participar.

O processo de preparação desses participantes foi tão significativo que influenciou, inclusive, o dia a dia deles na busca por hábitos de vida mais sustentáveis. Tanto é que muitos participantes vão usar bicicletas para se deslocarem no Rio de Janeiro durante a cobertura. Uma parceria com a secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, a Super Via e a Transporte Ativo viabilizou 25 bicicletas para o grupo e 80 Rio Card’s para o uso do transporte público. A ONG Projetos de Inovação ainda disponibilizou oito Recicletas - bicicletas fitas com restos de bicicletas que iriam para o lixo – para ajudar nos deslocamentos dos jovens na capital carioca.

Além das atividades de cobertura da Rio+20, o que inclui atividades como a Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, o Fórum de Mídias Livres e o Fórum de Empreendedorismo Social na Nova Economia, os jovens também vão dedicar parte do seu tempo para o turismo sustentável, conhecendo outros projetos de comunicação comunitária e ambientais em comunidades cariocas.

     Serviço:

Agência Jovem de Notícias: www.agenciajovem.org

Viração Educomunicação: www.viracao.org
 
 
             
 
Outras Últimas Notícias
 
18/06/2013 - Projeto esportivo recebe recursos via crowdfunding até o dia 30 de junho
17/06/2013 - Virada Sustentável 2013 consegue mobilizar mais de 800 mil pessoas em uma programação diversificada em vários pontos de São Paulo
14/06/2013 - “Há interesses econômicos em ter mais carros nas ruas”, afirma coordenador da Rede Nossa São Paulo
14/06/2013 - Semana Estado de Jornalismo Ambiental 2013
13/06/2013 - Especialistas alertam para qualidade e distribuição da água potável. E atentam: escassez não é cenário tão distante
13/06/2013 - Semana Estado de Jornalismo Ambiental inicia com debate sobre os principais desafios socioambientais
12/06/2013 - Comissão Pró-Índio lança hotsite para esclarecer e acompanhar o processo de regulamentação dos procedimentos de consulta
11/06/2013 - Conta aí sobre educação e bioconstrução troca experiências de ativistas sustentáveis com participantes da Virada Sustentável 2013
11/06/2013 - Participantes interessados na proposta do XIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos podem se inscrever
11/06/2013 - Prêmio Jovens Inspiradores 2013 já está com inscrições abertas
11/06/2013 - Centro de Estudos da Metrópole disponibiliza base de dados inédita dos censos demográficos
11/06/2013 - Grupo Estado promove semana de jornalismo ambiental
10/06/2013 - Rede Nossa São Paulo lança mapa das desigualdades e promove debate sobre construção do novo Plano Diretor Estratégico da metrópole
07/06/2013 - Diferentes empreendedores compartilham trajetórias pessoais e profissionais, dificuldades e suas inspirações no dia a dia
07/06/2013 - Inscrições do Prêmio Itaú-Unicef prorrogadas
05/06/2013 - Colégio privado em São Paulo lança site para reunir ações sociais e ambientais
03/06/2013 - Pesquisa coleta informações sobre organizações e movimentos de mulheres no Brasil
03/06/2013 - Semana Estado de Jornalismo Ambiental começa amanhã. Portal Setor3 acompanhará discussões
31/05/2013 - Muhammad Yunus, economista ganhador do Nobel da Paz de 2006, inicia parceria com iniciativa privada e pública no Brasil
28/05/2013 - Semana dos Alimentos Orgânicos promove mais de 180 eventos
 
 
 
 
 
Navegue pelas subseções de Setor3:
Entrevistas | Opiniões | Especiais | Editorial | Últimas Notícias | Dicas de Leitura | Acontece em Rede
 
Receba o Boletim:
-