Get Adobe Flash player
Publicação sobre o cerrado reúne trabalho de pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras em ações de uso e conservação do bioma
27/08/2008 15h01min  |  Da Redação
 
| Outros


Crédito: Reprodução

Reprodução


Lançada no dia 18 de agosto, na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a publicação Cerrado: Ecologia e Flora – Volume I foi editada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Cerrados e contou com o apoio financeiro da organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC), que desenvolve iniciativas nos principais biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga) e atua no País desde 1988.

Participaram dos estudos sobre o bioma, 48 pesquisadores da Emprapa e de instituições parceiras, especialistas em áreas como Engenharia Agrônoma e Florestal, Biologia, Botânica, Geologia, Economia, Antropologia, Farmacêutica e Biomedicina. O objetivo foi reunir esse conhecimento e contribuir com a implantação de modelos de desenvolvimento sustentável.

Com mais de 1,9 milhão de quilômetros quadrados de área, o segundo maior bioma do Brasil, se estende por 12 estados e Distrito Federal. No cerrado está cerca de um terço da biodiversidade do País, 5% da fauna e flora mundiais. Segundo o estudo, em pouco mais de três décadas, metade da vegetação nativa já se perdeu por conta, principalmente, das atividades agropecuárias, do desenvolvimento urbano, da produção de carvão e outra série de outras ações que avançam sobre a região.

A linguagem e a diversidade de conteúdo atende não só a cientistas, mas a professores, administradores, técnicos, estudantes e à sociedade interessada em saber mais sobre o assunto. O livro dedica um capítulo às interações entre governo, iniciativa privada e sociedade em ações de conservação, como o estabelecimento de Áreas de Reservas Legais (ARL) e de Preservação Permanente (APP), em propriedades rurais.

Serviço:

Cerrado: Ecologia e Flora – Volume I
Preço:
R$ 70,00
Onde comprar: livraria virtual do Embrapa ou pelo e-mail vendas@sct.embrapa.br

 
 
             
 
 
 
Navegue pelas subseções de Setor3:
Entrevistas | Opiniões | Especiais | Editorial | Últimas Notícias | Dicas de Leitura | Acontece em Rede
 
Receba o Boletim:
-